conheça um pouco dos nossos eventos e ações 

PARADA DO ORGULHO LGBTI+ DE CABO FRIO

(SEMANA DA DIVERSIDADE)

Realizada desde 2005, a Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio é o principal marco da luta pelos direitos da população LGBTI+ da cidade. A manifestação foi organizada inicialmente pela ONG Cabo Free, passando a dividir a organização com a ONG Grupo Iguais a partir da 2ª edição, até que na edição de 2014, o Grupo Iguais assume sozinho sua organização. Ao longo das edições, inúmeros artistas nacionais se apresentaram no palco e/ou trio, entre os quais estão Lexa, Wanessa, Valeska Popozuda, Lorena Simpson, Kelly Key, Perla, e também artistas locais, como a cantora Karol Bastos, a cover de Luiza Sonza, Gabi Monteiro. Os DJ’s Foley, Petersen, Sabrina Sá, Lucas de Paula, e as drag’s Mary Summers, Monayra Manom, Mikaela Mendy, Desiree, Michelle Summer, Dimmy Kier e entre outros artistas também estiveram presentes. Com a necessidade de ampliar as ações de combate a LGBTIfobia, a Parada do Orgulho de Cabo Frio cresceu e tornou-se a Semana da Diversidade, somando outros eventos, tais quais o prêmio Sou+ Diversidade, Rodas de Conversa entre outros, culminando na manifestação.

 

SEMANA MUNICIPAL DE COMBATE A LGBTIFOBIA

Instituída pela Lei nº 2.334/2011, essa foi mais uma conquista do movimento social em prol da equidade de direitos e pela luta contra a LGBTIfobia. Com muita articulação política, aprovou-se a lei que garante o debate sobre sexualidade e suas diversas formas de expressão, com o intuito de reduzir a discriminação e o preconceito no nosso município, fixando o dia 17 de maio como o Dia Municipal de Combate a LGBTIfobia.

ARRAIÁ DOS IGUAIS

Uma das mais antigas ações de integração cultural voltada para a comunidade LGBTI+ realizada pelo Grupo, o Arraiá dos Iguais utiliza as Festas Juninas/Julinas – uma das festas populares mais tradicionais do Brasil – para o lazer e diversão da população LGBTI+ e de todos que gostam desta importante expressão cultural. Sempre com clima descontraído, o Arraiá conta as habituais brincadeiras, como a quadrilha, a pescaria, o correio do amor, o casamento na roça e as comidas típicas deste tipo de festa.  

LUAU DOS IGUAIS

Aproveitando-se das belezas naturais, das praias, da vida noturna e potencial turístico e cultural de Cabo Frio, o Grupo produz o Luau dos Iguais, evento cultural que visa fortalecer os artistas da cidade, divertir os frequentadores, proporcionar lazer a população e combater a LGBTIfobia. O Luau é um evento gratuito, sempre em espaço aberto - geralmente na Praia do Forte – com muita música, no início de noite para que todas, todes e todos possam curtir e relaxar num “Happy Hour”.

 

BALADA SOLIDÁRIA

Cumprindo com sua função social estatutária, o Iguais cria o evento Balada Solidária, que alia diversão a solidariedade. Sempre em parceria com casas noturnas voltadas para o público LGBTI+ ou “gay-friendly”, a Balada tem como intuito o recolhimento de donativos, e em cada edição, um tipo de doação diferente é pedido para ingressar no evento, como alimentos não perecíveis, brinquedos, agasalhos, caixas de bombons ou qualquer outro tipo de doação, que posteriormente são destinados a outras instituições não governamentais, ou são distribuídos de forma direta pelo Iguais em ações como, por exemplo, o Sopão Solidário.

GAYMADA DOS IGUAIS

Integrando a comunidade LGBTI+, a Gaymada dos Iguais traz lazer e diversão para o público e torcida com a competitividade entre os times. O torneio de queimada, um jogo muito popular e de fácil assimilação, reúne os mais variados tipos de público para o entretenimento. Com distribuição de medalhas e troféus, a Gaymada diverte aos que assistem com a seriedade dos times com o foco no topo do pódio desta competição amistosa, além de estimular o bem-estar físico, já que, embora seja um esporte de baixo impacto e de regras simples, estimula o exercício e combate o sedentarismo.

 

SOPÃO SOLIDÁRIO

Buscando reduzir um dos principais traços da desigualdade no Brasil, a fome e o frio da população em situação de rua, o Grupo Iguais realiza há anos o Sopão Solidário, que embora o nome sugira a distribuição de sopa, outros tipos de refeição são oferecidos, além da distribuição de roupas, agasalhos e cobertores para amenizar as vulnerabilidades desses indivíduos invisibilizados pela sociedade. Tal ação é possível através de campanhas realizadas pelo Grupo para arrecadação de donativos junto a sociedade. Buscando reduzir um dos principais traços da desigualdade no Brasil, a população em situação de rua, o Grupo Iguais realiza há anos o Sopão Solidário, que embora o nome sugira a distribuição de sopa, outros tipos de refeição são oferecidos, além da distribuição de roupas, agasalhos e cobertores para amenizar as vulnerabilidades desses indivíduos invisibilizados pela sociedade. Tal ação é possível através de campanhas realizadas pelo Grupo para arrecadação de donativos junto a sociedade.

 

CAFÉ COM AMOR

Apontado nas estatísticas como um dos principais problemas que afetam a comunidade LGBTI+, os conflitos familiares resultam em complexas questões psicoemocionais nos indivíduos, e, tentando mitigar essa relação no âmbito familiar, o Iguais realiza o Café Com Amor, evento que reúne os parentes de indivíduos LGBTI+ para uma roda de conversa, onde são discutidos os medos, receios, vivências e o combate à LGBTIfobia dentro dos núcleos familiares, buscando um maior entendimento do que é ser uma pessoa LGBTI+ e o acolhimento por parte da família destes cidadãos.